D'Venetta
Crédito: Esperança Gadêlha
INSTAGRAM #TôdeHavaianas
Bahia de todos os verõespor thiago ferreira
Pensou em verão pensou na Bahia (ok, pode pensar também no Rio, que nós não somos exclusivistas). Dizem que Salvador só tem duas estações do ano: verão e verão em dobro. E é nos meses de dezembro a março que a cidade e o resto do estado se preparam para receber uma grande quantidade de turistas, ávidos por conhecerem ou relembrarem que o inferno pode ser bom.
Clássico imperdível
Se o calor estiver de matar, nenhum lugar em Salvador vai ser melhor que as águas calmas e mornas do Porto da Barra. Uma das melhores praias urbanas do mundo, o Porto é uma grande piscina natural que dá início à Baía de Todos os Santos.
Casa do Rio Vermelho
No boêmio bairro do Rio Vermelho, a casa onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai é uma atração que não pode ser perdida. No local, turistas e soteropolitanos passeiam pelas memórias e afetos do casal que viveu ali boa parte de suas vidas.
Garapuá
Saindo de Salvador rumo ao litoral sul do estado, Garapuá é uma das praias mais bonitas e preservadas da região. Nas areias brancas e mar azul, sigam a recomendação dos nativos pra chegar devagar que nem o tom do lugar.
Cachoeira do Buracão
Por fim, mais um cenário pra quem não é tanto de praia: a cachoeira do Buracão em Ibicoara, Chapada Diamantina. É uma das cachoeiras mais bonitas da região e a trilha para lá tem cenários inesquecíveis.
Ver shows, beber e comerno D’Venetta
No bairro de Santo Antônio Além do Carmo, vale conhecer o D’Venetta. O espaço é conhecido pelo acervo de objetos de arte popular e pela venda de pratos regionais — indico o arrumadinho e a maniçoba —, pelas atrações musicais e, o mais importante, a cerveja gelada.
Ouvir jazz na Avenida
Quem acha que só de axé vive Salvador se engana. Há três anos rola na Boca do Rio, às sextas, o Jazz na Avenida. Criado por Laurent Rivemales, francês, para receber um amigo que veio morar na cidade, é um dos eventos gratuitos mais interessantes da noite soteropolitana.
Passear de barco noscânions do rio São Francisco
Indo na direção oposta, pro norte baiano, a pedida é fazer o passeio de barco nos cânions atravessados pelo Rio São Francisco. Os catamarãs saem regularmente de Paulo Afonso até a barragem de Xingó.
INSTAGRAM #TôdeHavaianas