INSTAGRAM #TôdeHavaianas
Minas são muitasPor Bruno Vieira
Ah, Minas... De paisagens gerais e deslumbrantes. Minas Gerais é um estado múltiplo e diverso. Ainda que não sejamos banhados pelo mar, há por aqui diversas atrações que deixam deveras boquiabertos todos e todas que visitam o estado. Tem de tudo: chapadas, planaltos, parques verdes, cachoeiras... É tanta coisa a explorar que muita gente nem sabe por onde começar, mas vou te ajudar.
Clássico imperdível
É difícil escolher um ponto alto que não deve ser esquecido. Turisticamente falando as cidades históricas se destacam, e a famosa Ouro Preto lidera o quesito. A cidade repleta de igrejas e museus barrocos é, sim, um bom ponto de partida para conhecer Minas Gerais.
tchau, stress
Quem curte água e tranquilidade não pode perder o Circuito das Águas, no sul de MG. Integrado por dez municípios, tem São Lourenço e Caxambu como cidades-pólo. São lugares nos quais você se dedica a uma reenergização completa!
multi-cidade
Em Brumadinho todos falam de Inhotim, mas você já ouviu sobre Casa Branca? O distrito está numa das rotas para o museu e é parada obrigatória no que tange a paisagens, boa comida e cachoeiras. Aproveite e dê um pulinho também em Piedade do Paraopeba.
carnaval de belo-horizonte
Graças à população e aos movimentos culturais da cidade, que já foi repouso aos fujões da folia agora recebe visitantes que, inclusive, deixam de ir para cidades como Ouro Preto e Diamantina na época momesca.
pé no mato
Ideal para quem busca tranquilidade, a região de Itabira não é muito óbvia para quem é de fora de Minas. Cachoeira Alta, das maiores do estado com seus 110 metros de imponência, está em Ipoema. E Serra dos Alves é o lugar para quem quer curtir uma roça, roça mesmo.
o caminho do sertão
É uma caminhada de sete dias pelo Noroeste Mineiro. A trilha promove um mergulho socioambiental e literário na região que inspirou João Guimarães Rosa, percorrendo parte do caminho realizado por Riobaldo, de Grande Sertão: Veredas.
Festival de Cultura Popular no Vale do Jequitinhonha (Festivale)
Idealizado nos anos 1980, até hoje é uma importante referência da cultura do nordeste de Minas. É itinerante, acontecendo uma vez ao ano em uma das 85 cidades que compõem o Vale.
VOLTAR
minas gerais