Cânion do Poti Créditos: CCOM/PI
Polo das Origens
Créditos: Secretaria de Estado do Turismo do Piauí
INSTAGRAM #TôdeHavaianas
O menor litoral do Brasil também tem muito verãopor wenner tito
Seguindo o ditado de que nos menores frascos estão os melhores perfumes, o litoral do Piauí, o menor do Brasil com apenas 66 Km de extensão, conta com belas paisagens e esportes radicais. E para provar que não é só um corpinho bonito, mas também é cultura, o estado também tem o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos mais importantes sítios arqueológicos da América Latina.
Clássico imperdível
Barra Grande
O pequeno povoado de belas praias de areia branca também é um point famoso para kitesurfistas, que encontram no mar sem ondas e com muito vento as condições ideais para o esporte. Não precisa ser profissional: um dia de aula e você consegue ao menos velejar e, até, arriscar alguns saltos. Vale até se empolgar e curtir os tombos.
cânion do poti
Paredões de rocha entrecortados pelas águas esverdeadas do Rio Poti. Essa falha geológica na Serra da Ibiapaba faz fronteira com o Ceará e atrai ecoturistas querendo contato com a natureza.
Delta do Parnaíba
Outra atração do litoral, o Delta é um arquipélago com mais de 70 ilhas onde o Rio Parnaíba deságua no Oceano Atlântico. Fica na fronteira do estado com o Maranhão.
parque nacionalda serra da capivara
Mais ao sul do estado, o parque conta com várias formações rochosas entre as paisagens da Caatinga. Nas paredes das cavernas, algumas das pinturas rupestres mais antigas do mundo.
passeio de barco
Várias barcas saem diariamente do Porto de Tatus, fazendo passeios que cortam dunas e mangues do Delta do Parnaíba. É um passeio que permite entrar em contato com a exótica fauna e flora da região.
porto das barcas
Construído como armazém de produtos de exportação no início do século XX, o Porto das Barcas, em Parnaíba, é hoje uma região charmosa repleta de bares, restaurantes e prédios antigos à beira rio.
Cachoeira do Salto Liso
Localizada no município de Pedro II, essa queda d'água de mais de 30 metros de altura é perfeita para a prática do rapel e, para os menos aventureiros, um banho gelado.